Gestão escolar vencedora: conceitos e concepções de gestor na escola pública
Visualizar/ Abrir
Data
2010Autor
Gremmelmaier, Heloísa Corso Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O papel da educação no desenvolvimento das pessoas enquanto cidadão amplia-se,
ainda mais, com o contexto contemporâneo. Assim, para uma melhor compreensão
de como vem se desencadeando o processo educativo, procuramos aqui analisar o
entendimento de gestão escolar/vencedora presente nos gestores das escolas:
Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana/RS e na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório/RS para que, com isso, sejam
proporcionados alguns momentos de reflexão a fim de articular um melhor
desenvolvimento da gestão escolar. Para isso, realizamos entrevistas com 6
professores destas duas escolas. Estas entrevistas trouxeram subsídios para que
pudéssemos estar discutindo acerca das questões que perpassam a gestão escolar.
A fim de sistematizar os dados apresentados, fizemos uma Análise embasada na
Análise de Conteúdo. Nesta análise estabelecemos quatro categorias, a saber: 1-
Organização de uma gestão democrática; 2-Dedicação ao ensino/aprendizagem; 3-
Verbas e equipamentos necessários; 4-Valorização profissional e institucional. Estas
categorias nos proporcionaram algumas discussões que nos levaram a perceber,
conforme as colocações dos professores gestores participantes desta pesquisa, que
considera-se uma escola vencedora aquela que possui um gestor que busca um
ensino de qualidade para os seus alunos e mais ainda, aquele gestor que sabe que
sozinho não há possibilidades de conquista e que o mesmo depende de seus
colaboradores que fazem parte da comunidade escolar para poder se chegar ao
objetivo comum de melhoria da qualificação da escola e da educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]