dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Goldschmidt, Claci Both | |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T13:36:46Z | |
dc.date.available | 2019-11-22T13:36:46Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19016 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study has as objective to identify family and community’s participation in the school context, making management more participative in an elementary school in a town at Rio dos Sinos Valley, creating spaces for reflection and life experience exchanges in an educative school community where families can participate in school projects, making management more participative. The thematic is a reflection about the School Management, and it has as research conducting wire the importance and need for community’s participation in a participative management. It is also intended to reflect about the manager’s role and the importance of family’s participation in school context, bringing some instruments that favor this participation. It is lead as a case study of the descriptive kind with qualitative analysis. For the research, the directive team and 26 teachers from a school in a town at Rio dos Sinos Valley were selected, having as data collection instrument the semi-structured interview. The main authors that form the technique support are scholars like Gil (2004), Lück (2004) and Libâneo (2003) that support the reflection about the theme, especially. From the interviews, it is concluded that the partnership between school and community is of fundamental importance, so that there is learning and a good integral student’s development. The formation and education of the students has its reference in families’ participation in the school context in which the student is. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Gestão participativa reflexões a partir da escuta de educadores de uma escola pública de Dois Irmãos - RS | por |
dc.title.alternative | Participatory management: reflections from educators of listening a public school Dois Irmãos - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo identificar a participação da família e comunidade no contexto escolar, transformando a gestão mais participativa, numa escola de ensino fundamental de um município do Vale do Rio dos Sinos criando espaços de reflexão e troca de experiências de vida numa comunidade escolar educativa onde a família possa participar dos projetos escolares, transformando a gestão mais participativa. A temática é uma reflexão acerca da Gestão Escolar, tendo como fio condutor de pesquisa a importância e necessidade do envolvimento da comunidade numa gestão participativa. Pretende-se ainda refletir sobre o papel do gestor e a importância da participação da família no contexto escolar, trazendo alguns instrumentos que favoreçam esta participação. Norteia-se como um estudo de caso do tipo descritivo com análise qualitativa. Para a pesquisa, foram selecionados a equipe diretiva e 26 professores de uma escola de um município do Vale do Rio dos Sinos, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Tem como principais autores formando o suporte teórico, estudiosos como Gil (2004), Lück (2004) e Libâneo (2003), em especial, dando suporte na reflexão sobre o tema. A partir das entrevistas, conclui-se que é de fundamental importância a parceria da escola com a comunidade para que haja aprendizagem e um bom desenvolvimento integral do aluno. A formação e educação dos alunos tem sua referência na participação da família no contexto escolar no qual o aluno está inserido. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |