Smartphones e subjetividades: práticas de consumo de universitários(as)
Abstract
Esta dissertação objetivou analisar as práticas de consumo de smartphones por universitários
na produção de subjetividades. Especificamente, investigou-se as interfaces entre o consumo
e o consumismo na era das conexões. A análise foi ilustrada com os resultados da pesquisa
empírica de abordagem qualitativa. A investigação foi sustentada, durante nove meses, em
observação participante com anotações no diário de campo e encontros dialógicos realizados
com estudantes que moram em um campi universitário, localizado na região sul do Brasil. Por
meio de um enfoque psicossocial, recorremos à abordagem das Representações Sociais e aos
Estudos da Cultura Material. Os constructos “comunidade”, “pertencimento” e
“sociabilidades” foram utilizados para compreender os usos e significados atribuídos nas
relações entre os participantes e seus smartphones. De modo geral, observamos os
dispositivos participando do processo de ressignificação do espaço em que moram, que se
caracteriza por ser tão coletivo, em um “lar”. Os smartphones, assim, sustentam e reinventam
sociabilidades, unindo simbolicamente os aspectos mais importantes na vida desses(as)
moradores(as), contribuindo na construção das suas subjetividades.
Palavras-chave: Psicologia Social. Representação Social. Subjetividade.
Collections
The following license files are associated with this item: