Afinal, qual o perfil do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática? um estudo de caso numa escola pública
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, na modalidade de educação à distância, no pólo Sapiranga, durante o período de 2014 a 2015. A proposta de investigação constou da análise e escuta das práticas de gestão escolar desenvolvidas no contexto de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre – RS, que passou por um processo de tentativa de fechamento da escola. A união de todos os segmentos da comunidade escolar, aliada a diversas ações como passeatas e manifestações foram significativas nesta verdadeira batalha enfrentada por esta escola. As consequências desta ação de quase fechamento da escola, trouxe diversos prejuízos para a comunidade escolar. Após uma nova eleição e uma reestruturação da escola, as articulações que ocorreram, o trabalho em conjunto da equipe diretiva e comunidade escolar foram fundamentais para a reorganização da escola. A articulação de tais dados, com a reflexão teórica acerca das repercussões da atuação do gestor em tais processos, visam fornecer subsídios para o aprimoramento das realizações desenvolvidas, bem como para as ações voltadas a formação inicial e continuada de educadores/as acerca dos processos de gestão democrática no âmbito das escolas públicas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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