Diretrizes de gestão organizacional com ênfase na qualidade para uma empresa metalmecânica
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Damião, Cicliandson Marcelo de Araújo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na presente pesquisa buscou-se desenvolver diretrizes de gestão organizacional com ênfase
na qualidade para uma empresa Metalmecânica de pequeno porte localizada no município de
Brusque, estado de Santa Catarina. As empresas de pequeno porte, na sua maioria, possuem
estruturas pouco desenvolvidas e recursos limitados, com isso se faz necessário que surjam
novos mecanismos que possibilitem difundir o pensamento estratégico, de modo que resultem em bases sólidas para concorrerem em ambiente de mudanças constantes. Dessa forma,
fundamenta-se que esse trabalho, irá possibilitar a implementação de ferramentas estratégicas
de qualidade em empresas Metalmecânicas de pequeno porte, através de um conjunto de diretrizes que foram desenvolvidas por meio dos conceitos de algumas ferramentas da qualidade.
Para o desenvolvimento dessas diretrizes propostas foi realizado um estudo de caso e o contato
e a visão do pesquisador, que pode acompanhar os processos da empresa, foi aplicado um questionário semiestruturado com o atual diretor da organização e um segundo questionário com os
colaboradores, tendo como finalidade a obtenção de uma visão mais ampla da organização. O
principal resultado desse trabalho, foi o desenvolvimento de diretrizes conforme a disposição e
as necessidades identificadas na empresa em questão, através delas será possível para a empresa
implantar um sistema de gestão da qualidade perante a sua situação atual. Tais diretrizes estão
divididas em três grandes áreas que são vitais para o funcionamento da instituição. A primeira,
gestão organizacional que está subdividida em diagnóstico da empresa, estrutura organizacional
e planejamento estratégico. A segunda área, denominada gestão da qualidade está subdividida
em gestão de custos, gestão comercial, gestão da comunicação e gestão de recursos humanos e a
última área intitulada de ferramentas da qualidade, que aborda em seus subitens o planejamento
e controle da qualidade, serviços agregados e avaliação de desempenho.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: