A liderança na perspectiva da gestão escolar democrática
Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelo diretor de uma escola pública de Santa Cruz do Sul/ RS, a fim de perceber de que modo realiza a gestão democrática, considerando os princípios da liderança. O objeto de estudo desta pesquisa foi a Gestão Escolar Democrática, dirigida pela seguinte questão orientadora: De que modo a liderança se articula no desenvolvimento de uma gestão democrática em uma escola pública estadual de Santa Cruz do Sul, considerando-se o diretor escolar? Esta investigação adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, estudo de caso através de aplicação de questionários aos professores e da análise do Projeto Político Pedagógico. Inicialmente apresentou-se uma contextualização histórica acerca da gestão escolar democrática. Em seguida, discutiu-se o perfil da liderança na gestão escolar democrática trazendo uma reflexão frente à importância do diretor ser um líder que atenda a necessidade da escola e dos docentes que nela atuam. A partir desse referencial, discute-se sobre a realidade particular da escola analisada. Como resultado, identificou-se que a gestão escolar desenvolvida não é democrática, e que há necessidade de uma gestão baseada no diálogo, que envolva todos profissionais da educação na participação e nas tomadas de decisões. Portanto, o diretor da escola precisa desenvolver princípios de liderança e agir como um verdadeiro líder que incentiva e valoriza sua equipe na construção de uma escola democrática de sucesso.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [987]
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