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dc.contributor.advisorHatje, Marli
dc.creatorGoulart, Vera Lucia Vieira
dc.date.accessioned2019-11-28T14:04:23Z
dc.date.available2019-11-28T14:04:23Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19062
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work is the result of a survey conducted in San Borja / RS involving physical education in the early years of elementary school, and aimed to analyze the reality of physical education discipline in this school stage, in the municipality, from the following aspects: a) number of classes offered from 1st to 5th year, b) the profile of teachers; c) the integration of EF with the pedagogical proposal of the school (PPE); d) the activities and EF content wrought; e) the locations where classes are developed. 34 teachers from seven public schools were interviewed. The data show that most schools offer two hours per week of physical education, 61.76% of the teachers are teachers, 85% of respondents indicate integration between the PPE and physical education; fun and games are the activities most developed in the classroom or on the patio. The importance of physical education in human development, it would be necessary to expand the hours of classes in the early years and make compulsory the presence of a teacher qualified in this discipline.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleA educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no município de São Borja - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em São Borja/RS envolvendo a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve por objetivo analisar a realidade da disciplina de educação física nessa etapa escolar, no referido município, a partir dos seguintes aspectos: a) número de aulas ofertadas do 1º ao 5º ano, b)do perfil dos professores; c) da integração da EF com a proposta pedagógica da escola (PPE); d) das atividades e conteúdos de EF trabalhados; e) dos locais em que são desenvolvidas as aulas. Foram entrevistados 34 professores de sete escolas públicas. Os dados mostram que a maioria das escolas oferece duas horas semanais à educação física, 61,76% dos professores são pedagogos, 85% dos entrevistados apontam integração entre o PPE e a educação física; brincadeiras e jogos são as atividades mais desenvolvidas em sala de aula ou no pátio. Pela importância da educação física no desenvolvimento humano, seria necessário ampliar a carga horária de aulas nos anos iniciais, bem como tornar obrigatória a presença de um professor habilitado nessa disciplina.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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