A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no município de São Borja - RS
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em São Borja/RS
envolvendo a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve por
objetivo analisar a realidade da disciplina de educação física nessa etapa escolar, no
referido município, a partir dos seguintes aspectos: a) número de aulas ofertadas do
1º ao 5º ano, b)do perfil dos professores; c) da integração da EF com a proposta
pedagógica da escola (PPE); d) das atividades e conteúdos de EF trabalhados; e)
dos locais em que são desenvolvidas as aulas. Foram entrevistados 34 professores
de sete escolas públicas. Os dados mostram que a maioria das escolas oferece
duas horas semanais à educação física, 61,76% dos professores são pedagogos,
85% dos entrevistados apontam integração entre o PPE e a educação física;
brincadeiras e jogos são as atividades mais desenvolvidas em sala de aula ou no
pátio. Pela importância da educação física no desenvolvimento humano, seria
necessário ampliar a carga horária de aulas nos anos iniciais, bem como tornar
obrigatória a presença de um professor habilitado nessa disciplina.
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