Cartografia escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de geografia na contemporaneidade
Abstract
A presente tese apresentou como problema de pesquisa a necessidade de compreender e aproximar a “Cartografia usual” presente nos softwares livres ao conteúdo da Cartografia das aulas de Geografia em sala de aula. Com base neste problema, levantou-se a discussão do conceito de mapa híbrido e multimodal destinado ao ensino de Geografia e à Cartografia Escolar na Educação Básica. O objetivo geral da proposta foi cartografar os mapas híbridos e multimodais, enfatizando a sua importância na Cartografia Escolar e desenvolvendo metodologias pautadas nos multiletramentos para o ensino de Geografia na contemporaneidade. Especificamente, objetivou-se: (1) Entender o processo de evolução da Cartografia enquanto linguagem e múltipla linguagem por meio de momentos de sua história que contribuem para a compreensão dos mapas híbridos e multimodais; (2) Identificar características no processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar, no contexto dos multiletramentos cartográficos, para empreender o conceito de mapas híbridos e multimodais; (3) Elaborar critérios que viabilizem metodologias de ensino de Geografia e de Cartografia Escolar frente aos multiletramentos cartográficos e aos mapas híbridos e multimodais; (4) Desenvolver e testar metodologias de multiletramentos para Cartografia Escolar que enfatizem a existência de mapas híbridos e multimodais e que forneçam subsídios às práticas pedagógicas multiletradas no ensino de Geografia na Educação Básica. Para isso, utilizou-se o método cartográfico de Deleuze e Guattari (1995), investigando a história da Cartografia e a emergência dos mapas híbridos e multimodais, verificando e propondo formas de utilizá-los em sala de aula (tendo a disciplina de Geografia como foco e baseando-se na multimodalidade e multiletramentos). Com base no exposto ao longo da tese, aponta-se que os mapas híbridos e multimodais são uma forma de comunicação e de estruturação do pensamento espacial e que permeiam a discussão sobre como e porque se mapeia o espaço geográfico capazes de aproximar as práticas cartográficas multiletradas, presentes nos softwares livres, ao conteúdo da Cartografia Escolar no ensino de Geografia em sala de aula. Além disso, fornecem subsídios técnico-científicos para a nova geração de alunos, que já nascem no mundo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, compreenderem as estratégias de multiletramentos no ensino de Geografia para a construção de sua cidadania, de um pensamento espacial crítico-reflexivo e pautado na compreensão das intencionalidades predominantes no espaço geográfico e suas formas de representação, bem como para estimular o raciocínio espacial de modo a ser mais contundente na compreensão das categorias de análise da Geografia. Portanto, para pensar a Cartografia Escolar no ensino de Geografia na contemporaneidade é cada vez mais necessário integrar a pedagogia dos e a multimodalidade e, por conseguinte, os mapas híbridos e multimodais.
Collections
The following license files are associated with this item: