O uso da lousa digital no ensino técnico: desafios e potencialidades
Abstract
Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada junto ao Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM relacionado a uma estratégia diferenciada para o ensino da disciplina de Informática com o apoio dos recursos da Lousa Digital. O objetivo desta pesquisa foi o de estudar o uso da Lousa Digital no ensino Técnico, com o fim de verificar as contribuições que a mesma pode acrescentar nas aulas, oportunizando aos educadores interessados em utilizar este recurso uma reflexão sobre sua aplicação, motivando-os para que façam uso do mesmo com o objetivo de aprimorar suas aulas. Podendo elaborar aulas mais dinâmicas e diferenciadas, com o ensino participativo que essa ferramenta pode proporcionar. A metodologia utilizada passa pelo estudo da Lousa Digital, da aplicação da mesma em aulas em dois cursos de nível técnico, realizando um comparativo de ensino entre eles, obtendo também uma avaliação dos estudantes envolvidos e, finalizando com uma entrevista realizada com a professora, que observou as aulas relatando sua percepção sobre o uso deste equipamento. A pesquisa mostrou que a receptividade das aulas por meio da Lousa Digital se deu de maneira positiva de acordo com os estudantes e a educadora envolvida. Evidenciou pontos positivos e negativos no seu uso, concluindo que as aulas se tornaram mais atrativas, aumentando assim o interesse pelo conteúdo abordado quando utilizamos a Lousa Digital como instrumento pedagógico, no entanto, foram observadas algumas dificuldades, principalmente na questão referente a encontrar a Lousa pronta para ser utilizada e a recusa por alguns recursos.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Auditoria de repositórios arquivísticos digitais confiáveis: uma análise das normas ISO 14721 e ISO 16363
Santos, Henrique Machado dos (2018-03-05)Este estudo tem por objetivo contextualizar e discutir a aplicabilidade das normas OAIS – ISO 14721:2012 e ACTDR – ISO 16363:2012 no âmbito dos repositórios arquivísticos digitais confiáveis. Para isto, analisa-se inicialmente ... -
Repositório arquivístico digital confiável para o patrimônio documental oriundo do processo judicial eletrônico
Rodrigues, Mateus de Moura (2015-02-27)O presente trabalho apresenta uma abordagem acerca da preservação de documentos arquivísticos digitais oriundos da atividade fim das instituições de assessoria jurídica, ou seja, dossiês digitais relativos a processos ... -
Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
Favarin, Edenise do Amaral (2015-11-05)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura ...