Crianças no YouTube: um estudo etnográfico sobre as infâncias e suas estratégias de relacionamento nas mídias digitais
Abstract
Esta dissertação trata da participação das crianças no contexto de produção de conteúdo em
mídias digitais, tendo o objetivo de compreender como elas usam o espaço da plataforma
online YouTube para expressão, sociabilidade e aperfeiçoamento pessoal. Após analisar o
cenário de pesquisas sobre o tema e refletir sobre o conjunto de proposições formuladas até
então, trago uma discussão teórica sobre consumo, mídias digitais, culturas digitais e
infâncias, articulando esses temas. Na parte metodológica, apresento exemplos empíricos de
crianças que estão à frente de canais no YouTube com grande número de seguidores para
justificar o fenômeno social que interessa a este trabalho, por meio de estudo de casos
múltiplos em triangulação com análise de conteúdo e do discurso. A maior contribuição do
trabalho está reservada ao momento de abordagem etnográfica, quando me aproximo das
interações que ocorrem na plataforma e de alguns youtubers mirins. Os resultados obtidos
indicam a relevância de se estudar o fenômeno ainda pouco explorado das crianças produtoras
de conteúdo na internet, cuja participação revela indícios de autonomia no agir social, ainda
que elas sejam muitas vezes tuteladas por seus pais. O YouTube também se apresenta como
uma forma de expansão da sociabilidade infantil, sendo que a plataforma pode servir para
expandir e fortalecer vínculos sociais e familiares. As conclusões desta pesquisa indicam que
há um valor social na atividade dos youtubers mirins, cuja prática está absolutamente
relacionada à atividade (e não passividade) em relação à mídia e cujo sentido está nas
interações (quando curtem, comentam, seguem e procuram inscritos, visualizações e likes). A
discussão demonstra sobretudo a complexidade do tema, que é instigante e não dispensa
continuidade e aprofundamento em pesquisas.
Collections
The following license files are associated with this item: