Educação musical com estudantes trabalhadoras da pedagogia noturno/UFSM: mobilizações em grupo no estágio supervisionado
Abstract
A dissertação vincula-se à Linha de Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz
parte do grupo de pesquisas “FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação
musical”. A pesquisa teve o objetivo geral de compreender como as estudantes
trabalhadoras se relacionavam com os conhecimentos musicais e pedagógicomusicais
construídos em um grupo de formação (GF) e como os articulavam na
docência do estágio supervisionado (ES). Os objetivos específicos fundamentaramse
em entender a formação em grupo de estudantes trabalhadoras, como dispositivo
potencializador às atividades de ES, no que tange à educação musical;
compreender como o processo de formação musical e pedagógico-musical, em
conjunto ao ES, é disparador de modos de pensar e realizar atividades de educação
musical no ES, e analisar o trabalho de educação musical e seus sentidos no
contexto formativo para a docência no ES. A metodologia fundamentou-se na
pesquisa-formação (JOSSO, 2010a, 2010b, 2010c). A partir da escolha
metodológica, que focaliza a dimensão formativa no processo da pesquisa, um
grupo de estudantes em ES da Pedagogia Noturno (UFSM) constituiu-se dispositivo
de formação em educação musical (OLIVEIRA, 2011; FERRY, 2004). Foram
desenvolvidos oito encontros com o GF que contou com a participação da
pesquisadora e seis estudantes. Como instrumentos de produção dos dados foram
utilizadas narrativas orais e escritas, (LIMA, GERALDI C., GERALDI J., 2015;
CHIENÉ, 2010). Teve-se momentos para conversas coletivas durante a formação, a
organização de escritas a partir de diários de campo, e após o término da formação,
a organização de uma entrevista narrativa oral. Também foram considerados os
relatórios de estágio das estudantes. Todos os momentos foram registrados a partir
de videogravações com a utilização de um aparelho celular. Como resultados a
pesquisa destaca o compartilhamento dos diferentes saberes, conhecimentos e
experiências no GF, momentos que possibilitaram às estudantes, compreenderem a
música enquanto área de conhecimento na inserção de suas práticas na educação
básica. Neste processo, determinados conhecimentos musicais e pedagógicomusicais
foram internalizados e passaram a compor diferentes propostas e
experiências musicais mobilizadas na docência do ES. Entende-se, a partir das
narrativas e experiências docentes das estudantes trabalhadoras que a docência em
música foi marcada pela potencialidade formativa ao desenvolvimento integral e
humano de seus alunos.
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