O desenvolvimento profissional de professores de educação física e a formação continuada: repercussões do mestrado acadêmico
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2019-08-30Metadatos
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Esta pesquisa insere-se na Área de Concentração Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física, especificamente na Linha de Pesquisa Estudos Teórico-Pedagógicos da Educação Física do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Nesta investigação buscamos compreender como o mestrado acadêmico realizado por professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS repercute no processo de desenvolvimento profissional desses docentes. Ao conhecer o percurso formativo de oito professores colaboradores do estudo, objetivamos: a) identificar quais são os sentidos que esses professores atribuem a formação continuada; b) identificar quais as relações que os docentes estabelecem entre as aprendizagens elaboradas no mestrado e o trabalho docente na escola; c) compreender o papel do mestrado na (re)construção da identidade profissional desses professores e; d) identificar os saberes que os colaboradores reconhecem como pertinentes ao seu trabalho docente na escola. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa realizado por meio do método (auto) biográfico/ histórias de vida. Desta forma, a pesquisa seguiu as orientações éticas segundo determinações do Comitê de Ética e Pesquisa da UFSM, obtendo aprovação em março de 2019. O desenho da investigação permitiu-nos a construção de duas categorias: 1. Tecendo percursos: dimensões pessoais imbricadas no processo formativo e 2. Desemaranhando os processos de formação continuada, arguindo elementos que nos orientam para uma discussão teórico-analítica. O processo investigativo levou-nos a constatar que a realização do mestrado acadêmico repercutiu de diversas formas no desenvolvimento profissional dos colaboradores, considerando as biografias e o percurso vivido pelos professores. As variadas experiências sociocorporais dos professores têm relação com a escolha profissional e as diferentes experiências vividas durante a formação inicial têm lugar de destaque no seu processo formativo, gerando aprendizagens importantes para o exercício da docência. O processo de iniciação na docência e o desenvolvimento profissional, em grande medida, parece ter sido influenciado pela realização do mestrado acadêmico de diferentes formas. A diversidade presente nos processos de realização do mestrado acadêmico não impede que haja uma convergência em relação ao reconhecimento da repercussão do mestrado sobre as práticas pedagógicas para alguns professores ou, sobre a identidade docente de alguns deles.
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