O corpo feminino como metáfora do tempo em performance arte
Resumo
O presente texto dissertativo refere-se à pesquisa desenvolvida no PPGART/CAL da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Poéticas Visuais na Arte Contemporânea, inserida na linha de pesquisa Arte e Cultura. O objetivo do estudo consiste na criação de Performances que discutam questões de gênero a partir da poética da passagem do tempo no corpo feminino. A escolha de trabalhar com essa manifestação artística deve-se à Performance Arte ter como uma de suas características a subversão de questões sociais latentes e enrigecidas. Nesse contexto, além do referencial artístico de performers, os teóricos Cohen, Phellan e Taylor embasaram e sedimentaram as ações performativas nos seus aspectos teórico-práticos. O estudo sobre tempo baseou-se especialmente em discussões propostas pelos autores Ricoeur e Candau. No que se refere aos procedimentos metodológicos desta investigação, buscou-se subsídios na pesquisa de campo por um viés autoetnográfico, a fim de aproximar a pesquisadora das experiências de outras mulheres. Neste contexto, o material recolhido contribuiu para a tessitura das Performances artísticas. Neste trabalho, os ciclos do corpo feminino foram o fio condutor da pesquisa, abordando questões referentes a menarca, gravidez, parto, puerpério e o consumo de pílulas anticoncepcionais. A partir do relato de mulheres sobre os momentos supracitados, foram criadas as Performances Regulada, Rubra Fluidez e Mãe, cujos processos criadores são expostos ao longo do texto dissertativo. Na poética desenvolvida, a pergunta central recai sobre como questões culturais afetam esses corpos femininos a partir de um viés feminista, trazendo autoras como Ribeiro, Beauvoir e Davis para a discussão. Sendo assim, a pesquisa, intitulada “O corpo feminino como metáfora do tempo em Performance Arte”, busca colocar mulheres como protagonistas deste contexto sociocultural aflorado pelas histórias de vida sensivelmente compartilhadas em campo. A partilha transbordou, enfim, para o fazer artístico aqui materializado, buscando valorizar as experiências reunidas ao longo dos dois anos do mestrado.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: