Inclusão e permanência de servidores com deficiência na UFSM: propostas de ações de acessibilidade
Resumo
O ingresso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é assegurado em lei. No entanto, apenas possibilitar a vaga não garante a plena inclusão e permanência destas pessoas no âmbito laboral. É necessário que as organizações estejam preparadas e tenham em sua cultura a prática de ações de acessibilidade que contribuam para este processo. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo propor sugestões de ações de acessibilidade para ampliar a inclusão e permanência dos servidores com deficiência da UFSM. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 26 servidores com deficiência da UFSM, 14 chefias imediatas destes servidores, um representante da PROGEP e um do Núcleo de Acessibilidade, visando compreender as perspectivas da acessibilidade na Instituição. O estudo caracterizou-se como quali-quantitativo, com caráter exploratório de estudo de caso. Na coleta de dados, para todos os participantes, foram utilizados questionários com perguntas dissertativas afim de traçar o panorama atual das ações de acessibilidade, inclusão e permanência na UFSM. Também, foram aplicados os questionários de Qualidade de Vida no Trabalho (CARVALHO-FREITAS, 2007) e a Escala de Satisfação e Atitudes (GUERREIRO; ALMEIDA; SILVA-FILHO, 2014) para os servidores com deficiência e o Inventário de Concepções de Deficiência em Situações de Trabalho e Inventário das Ações de Adequação das Condições e Práticas de Trabalho (CARVALHO-FREITAS, 2007) para as chefias imediatas. Os resultados encontrados indicam que a UFSM está no caminho para construir uma Universidade acessível, mas ainda necessita de ações que possam auxiliar na inclusão e permanência de seus servidores com deficiência. Assim, foram sugeridas ações nas 6 dimensões de acessibilidade propostas por Sassaki (2010), com recomendações nas dimensões arquitetônica, atitudinal, comunicacional, instrumental, metodológica e programática, como mapeamento das necessidades de adaptação dos prédios no Campus sede, ações de sensibilização da comunidade acadêmica, redigir documentos em formato acessível, dispor de instrumentos e materiais adaptados, qualificar profissionais para atuarem na temática das PcDs, cumprir as leis que amparam as PcDs, entre outros.
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