Formação continuada de professores de uma escola pública estadual, visando a inserção das TIC em sala de aula
Abstract
Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2015 a 2018 em uma escola pública estadual
da cidade Santa Maria/RS e contou com a participação de docentes e discentes esta escola.
O objetivo do estudo foi o de analisar as possíveis contribuições de um programa de formação
docente continuada com o uso de TIC como parte da estratégia de ensino. Caracterizada
como pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório e caracterizada no formato de pesquisa
colaborativa, o estudo oportunizou a escrita de três manuscritos científicos. O primeiro deles
aborda "Estudo sobre o perfil docente e as tecnologias empregadas em sala de aula em uma
escola estadual pública no município de Santa Maria/RS", o segundo manuscrito "Importância
da formação continuada na práxis pedagógica docente para o uso de tecnologias: um espaço
necessário" e o terceiro nominado como " Incentivando o protagonismo discente através de
um programa de formação para a inserção das TIC em sala de aula." Foi identificado que as
docentes, quando da formação, sendo coautoras do processo apresentaram maior
engajamento quanto a sua participação e embora não seja objeto desta pesquisa, percebeuse
que ocorreu criatividade para inovar a própria prática de sala de aula, com o
desenvolvimento de novas propostas. Os resultados mensurados, permitem construir as
seguintes afirmativas: para processos de formação docente, faz-se necessário que sejam
planejados para longo prazo, para que haja um tempo entre as novas habilidades
desenvolvidas com o uso das TIC e a efetiva introspeção pelo docente. As formações
desenvolvidas, ampliaram o uso e a frequência das TIC pelas docentes, sendo que, todas as
participantes passaram a incorporar as tecnologias como ferramentas de aula. A partir da
estratégia de formação docente podemos afirmar que ocorreram mudanças de
comportamento dos profissionais docentes e uma reflexão a respeito da prática, com as novas
habilidades desenvolvidas o processo de uso e o portfólio de TIC utilizadas aprofundaram-se
para maiores níveis de complexidade e ampliaram-se as tecnologias utilizadas. Por fim,
ocorreu um protagonismo dos discentes, a partir da formação, onde estes passaram a utilizar
as TIC para pesquisas, desenvolvimento de trabalhos e também vendo a si mesmos, como
coparticipantes do processo de ampliar as oportunidades de aprendizagem, sugerindo outras
tecnologias e abordagens. Concluímos que se há um caminho pragmático de melhoria da
qualidade do ensino através da formação docente, este mesmo caminho, pode ainda trazer
consigo novas práticas educativas além de viabilizar um maior protagonismo do discente no
seu papel de aprendiz, agrega-se ainda a oportunidade da escola que passa a construir uma
cultura de pesquisa do suporte das tecnologias. Esta investigação, trouxe, portanto, relevância
a área de pesquisa sobre formação docente e o uso de TIC oferecendo uma perspectiva sob
a qual outros pesquisadores poderão ampliar a aprofundar a investigação para melhorar esta
proposta bem como reproduzi-la em outras escolas.
The following license files are associated with this item: