A intertextualidade explícita e a progressão temática em produções textuais do ensino fundamental – um trabalho com cartas argumentativas à luz da linguística do texto
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2019-11-14Metadatos
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O presente estudo de doutorado tem por objetivo geral investigar como a relação entre a intertextualidade explícita e a progressão temática auxilia nas produções escritas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do trabalho com os gêneros carta do leitor, carta de reclamação e carta aberta. Os objetivos específicos elaborados para a pesquisa são: verificar se os postulados da Linguística do Texto, a partir da pesquisa-ação, favorecem o processo de ensino e aprendizagem de produção textual em sala de aula; averiguar se os princípios da escrita processo contribuem para o desenvolvimento da escrita de estudantes do Ensino Fundamental; refletir se a Avaliação Textual Interativa auxilia no aprimoramento da reescrita dos textos dos estudantes, no intuito de aproximar intertextualidade e progressão temática. O trabalho apresenta-se ancorado em Vygotsky ([1984], 2007; [1988], 2014 e 1989), Beaugrande e Dressler (1981), Marcuschi (1983, 2012), Koch (2015), Fávero e Koch (2012), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Thiollent (2011), Burns (1999, 2010), Dolz e Schneuwly (2004), e outros. A escrita processo (Process Writing), de White e Arndt (1991), subsidia a metodologia da pesquisa que, por sua vez, é qualitativa. Esta pesquisa justifica-se por oportunizar que fatores/elementos de textualidade, como a intertextualidade e a progressão temática, tenham espaço no encaminhamento da produção escrita argumentativa na sala de aula do Ensino Fundamental. No que tange aos resultados, conforme as análises, pode-se afirmar que as produções dos estudantes progrediram o(s) tema(s), principalmente, a partir do uso de intertextualidade explícita. Verifica-se, ainda, que a relação entre intertextualidade e progressão temática acontece, sobretudo, por meio de intertextualidade explícita por remissão a textos. Acerca da produção textual escrita, em sala de aula, os estudantes vivenciaram a experiência do processo de escrita, isto é, viveram o texto como um processo de aprendizagem contendo avaliação dialogada (textual interativa) e oportunidade de reescrita(s). Desse modo, compreende-se que tanto a intertextualidade quanto a progressão temática são indispensáveis para o trabalho com a produção escrita argumentativa, especialmente com estudantes de Ensino Fundamental.
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