E agora José?: um estudo psicanalítico sobre altas habilidades e transtorno mental
Visualizar/ Abrir
Data
2008-10-25Autor
Garcia Júnior, Carlos Alberto Severo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo tece considerações sobre as características sócio-afetivas em
sujeitos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação que apresentam
transtorno mental associado. A construção teórica é demarcada através das
proposições da educação inclusiva de sujeitos com altas habilidades/superdotação
em diálogo com a psicanálise freudo-lacaniana. Nesta pesquisa bibliográfica, são
apresentados dois relatos de casos clínicos para ilustrar algumas características
marcantes e permitir explorar os distintos laços – cognitivo, social e afetivo –
sinalizados no desenvolvimento destes sujeitos. O artigo finaliza apontando a
importância da ordem afetiva para o entrelaçamento do domínio cognitivo e social.
Deste modo, o rompimento da ordem afetiva ocasiona o isolamento da cognição e,
por vez, a falta de sentido da dimensão cognitiva.