A problemática da autonomia e da heteronomia nacional brasileira a partir dos intelectuais finisseculares Manoel Bomfim, Oliveira Lima e Graça Aranha
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2019-08-22Metadatos
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Essa pesquisa oferece uma abordagem a partir da História Intelectual e procura explorar as dimensões teórico-metodológicas dessa área a fim de verificar algumas concepções que envolvem a autonomia e a heteronomia nas obras dos intelectuais brasileiros Manoel Bomfim, Oliveira Lima e Graça Aranha. Os enfoques trazidos por esses três intelectuais oferecem respostas sobre a civilização, identidade e raça, conceitos que foram elencados para entendermos como a autonomia, a heteronomia e a nação estavam sendo pensadas ou reorganizadas pela geração Fin-de-siècle brasileira frente ao quadro de mudanças advindas, especialmente com a República. A hipótese dessa tese demonstra que a relação entre a autonomia e a heteronomia se constituiu temporalmente e foi aplicada à questão nacional para compor a leitura de mundo desses intelectuais, especialmente no que diz respeito ao espaço de experiência e ao horizonte de expectativa. Nesse sentido, autonomia e heteronomia elucidam a desorientação da geração Fin-de-siècle brasileira de 1890 a 1920 frente à percepção de atraso, de desajuste e de incompletude da nação. A tese foi dividida em três capítulos: o primeiro apresenta um caráter introdutório e aborda elementos que caracterizam o contexto intelectual brasileiro desse período, assim como traz uma breve retomada de trabalhos recentes publicados sobre esses intelectuais. O segundo capítulo enfoca os modelos civilizacionais da Europa, da Ibéria e dos Estados Unidos com o intuito de demonstrar como a identidade nacional brasileira estava sendo configurada a partir de seus exteriores constitutivos. O terceiro capítulo segue as discussões identitárias do capítulo anterior e enfatiza a questão racial no processo de definição do ser nacional brasileiro e como essa questão estava vinculada a autonomia e a heteronomia da nação. A instrução também é uma temática que aparece nesse último capítulo vinculada à ideia de utopia na constituição do devir.
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