Show simple item record

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorFaller, Daiane
dc.date.accessioned2019-12-31T12:24:06Z
dc.date.available2019-12-31T12:24:06Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19244
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph entitled "The school management and family participatory process at school: vision of the directors", whose general purpose was to identify and analyze how is the family participation in school management and the teaching and learning at municipal schools in Lagoa Bonita do Sul-RS. The case study was collected through a questionnaire with the managers of the six public schools in the city municipality. Through reading different authors, knowledgeable of these issues, it was identified that there are differentiated characteristics as well as uniform characteristics as participatory democratic school management. The active participation of the family, was established as a fundamental element of education, whether of lower grades to upper grades of elementary school. Also relates the learning process by integrating parents / students / school, the family participation as a prime factor in developing the school student success. The research has shown that the public schools in Lagoa Bonita do Sul, most families participate in the school life of their children and the school management, however, this does not happen in all schools, the results showed disparity in the participation of the school community between schools surveyed. It was concluded that education needs more effort and attention of families together with the school managers and teachers. Some managers showed use innovative and differentiated proposal in way to manage and organize your role as a school manager. It is up to the school manager, create ways to overcome the difficulties regarding the effective participation of parents in the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleA gestão escolar e o processo participativo da família na escola: visão dos diretorespor
dc.title.alternativeThe school management and family participatory process at school: vision of directorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia intitulada “A gestão escolar e o processo participativo da família na escola: visão dos diretores”, cuja a finalidade geral foi identificar e analisar como se dá a participação da família na Gestão Escolar e no processo ensino e aprendizagem nas escolas municipais de Lagoa Bonita do Sul-RS. O estudo de caso teve como instrumento de coleta um questionário aplicado com os gestores das seis escolas públicas municipais do município. Por meio da leitura de diferentes autores, conhecedores destas questões, identificou-se que existem características diferenciadas e também uniformes quanto a Gestão Escolar democrática participativa. A participação ativa da família, constituiu-se como um elemento fundamental da educação, seja ela das séries iniciais às séries finais do Ensino Fundamental. Também se relaciona o processo de aprendizagem com a integração pais/alunos/escola, a participação da família como fator primordial no desenvolvimento no sucesso escolar do aluno. A pesquisa mostrou que nas escolas públicas municipais de Lagoa Bonita do Sul, a maioria das famílias participam da vida escolar de seus filhos e da gestão escolar, entretanto, isso não acontece em todas as escolas, os resultados apontaram disparidade na participação da comunidade escolar entre as escolas pesquisadas. Concluiu-se, que a educação necessita de maior empenho e atenção das famílias conjuntamente com os gestores escolares e professores. Alguns gestores mostraram usar proposta inovadora e diferenciada na forma de administrar e organizar sua função como gestor escolar. Cabe ao gestor escolar, criar formas de superação das dificuldades em relação à participação efetiva dos pais no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.