A gestão escolar e o processo participativo da família na escola: visão dos diretores
Resumen
A presente monografia intitulada “A gestão escolar e o processo participativo da família na escola: visão dos diretores”, cuja a finalidade geral foi identificar e analisar como se dá a participação da família na Gestão Escolar e no processo ensino e aprendizagem nas escolas municipais de Lagoa Bonita do Sul-RS. O estudo de caso teve como instrumento de coleta um questionário aplicado com os gestores das seis escolas públicas municipais do município. Por meio da leitura de diferentes autores, conhecedores destas questões, identificou-se que existem características diferenciadas e também uniformes quanto a Gestão Escolar democrática participativa. A participação ativa da família, constituiu-se como um elemento fundamental da educação, seja ela das séries iniciais às séries finais do Ensino Fundamental. Também se relaciona o processo de aprendizagem com a integração pais/alunos/escola, a participação da família como fator primordial no desenvolvimento no sucesso escolar do aluno. A pesquisa mostrou que nas escolas públicas municipais de Lagoa Bonita do Sul, a maioria das famílias participam da vida escolar de seus filhos e da gestão escolar, entretanto, isso não acontece em todas as escolas, os resultados apontaram disparidade na participação da comunidade escolar entre as escolas pesquisadas. Concluiu-se, que a educação necessita de maior empenho e atenção das famílias conjuntamente com os gestores escolares e professores. Alguns gestores mostraram usar proposta inovadora e diferenciada na forma de administrar e organizar sua função como gestor escolar. Cabe ao gestor escolar, criar formas de superação das dificuldades em relação à participação efetiva dos pais no ambiente escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: