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dc.contributor.advisorAlmeida, Marcia Gonzalez Feijó
dc.creatorOliveira, Cíntia Rejane Gomes de
dc.date.accessioned2019-12-31T13:08:46Z
dc.date.available2019-12-31T13:08:46Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19245
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper presents a research on the design of the teachers about the topic INCLUSION especially in the area of Physical Education considering the challenge and the obligation that as the current Brazilian legislation and actual physical conditions and equipmentof school spaces. This is a descriptive research, whose method of data collection was a questionnaire prepared by the researcher and applied to Physical Education teachers who have or have had students with disabilities included in their classes. The objective is to understand the perception of teachers its main challenges and concerns facing the theme inclusion. The discussions of the results confirm the supposed idea by the researcher who believes that schools and teachers are not prepared for inclusive principle that guides our legislation. In this context, we sought to relate Inclusive Education / Special Education and Adapted Physical Education from the teacher and student relations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectPercepçõespor
dc.titleEducação física escolar e a inclusão do aluno com deficiênciapor
dc.title.alternativePhysical education and school inclusion of students with disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a concepção dos professores a respeito do tema INCLUSÃO especialmente na área da Educação Física considerando o desafio e a obrigatoriedade de incluir conforme a legislação brasileira atual e as reais condições física e material dos espaços escolares. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo método utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado pelo próprio pesquisador e aplicado aos professores de Educação Física que tem ou já tiveram alunos com deficiência incluídos em suas aulas. O objetivo do trabalho é conhecer a percepção dos professores seus principais desafios e anseios frente ao tema inclusão. As discussões dos resultados confirmam a ideia suposta pelo pesquisador que considera que, escola e professores não estão preparados para o principio inclusivo que norteia nossa legislação. Nesse contexto, procuramos relacionar Educação Inclusiva/Educação Especial e Educação Física Adaptada a partir das relações professor e aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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