Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação física escolar e a inclusão do aluno com deficiência
dc.contributor.advisor | Almeida, Marcia Gonzalez Feijó | |
dc.creator | Oliveira, Cíntia Rejane Gomes de | |
dc.date.accessioned | 2019-12-31T13:08:46Z | |
dc.date.available | 2019-12-31T13:08:46Z | |
dc.date.issued | 2015-02-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19245 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a research on the design of the teachers about the topic INCLUSION especially in the area of Physical Education considering the challenge and the obligation that as the current Brazilian legislation and actual physical conditions and equipmentof school spaces. This is a descriptive research, whose method of data collection was a questionnaire prepared by the researcher and applied to Physical Education teachers who have or have had students with disabilities included in their classes. The objective is to understand the perception of teachers its main challenges and concerns facing the theme inclusion. The discussions of the results confirm the supposed idea by the researcher who believes that schools and teachers are not prepared for inclusive principle that guides our legislation. In this context, we sought to relate Inclusive Education / Special Education and Adapted Physical Education from the teacher and student relations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Percepções | por |
dc.title | Educação física escolar e a inclusão do aluno com deficiência | por |
dc.title.alternative | Physical education and school inclusion of students with disabilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a concepção dos professores a respeito do tema INCLUSÃO especialmente na área da Educação Física considerando o desafio e a obrigatoriedade de incluir conforme a legislação brasileira atual e as reais condições física e material dos espaços escolares. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo método utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado pelo próprio pesquisador e aplicado aos professores de Educação Física que tem ou já tiveram alunos com deficiência incluídos em suas aulas. O objetivo do trabalho é conhecer a percepção dos professores seus principais desafios e anseios frente ao tema inclusão. As discussões dos resultados confirmam a ideia suposta pelo pesquisador que considera que, escola e professores não estão preparados para o principio inclusivo que norteia nossa legislação. Nesse contexto, procuramos relacionar Educação Inclusiva/Educação Especial e Educação Física Adaptada a partir das relações professor e aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD [103]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD