dc.contributor.advisor | Katzer, Juliana Izabel | |
dc.creator | Canci, Tânia | |
dc.date.accessioned | 2019-12-31T13:59:07Z | |
dc.date.available | 2019-12-31T13:59:07Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19246 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work deals with the theme: the building values in kindergarten. Aimed to verify the
values in pedagogical practices of teachers of early childhood education, and the
relationship between these values and the values set by the school documents and
educational legislation. This study arose from questions about the role of schools in
shaping values from the early years of a child's life. The questions focused on analyzing
which teachers build values in the classroom with their students and compare them with
the values that are present in the documents that guide the educational work. Therefore,
we sought to qualitatively scope and interpretive descriptive method to build the
research. Were used as data collection instruments: questionnaire, observations and
document analysis. The analysis and discussion of the data was performed using the
triangulation of results. Were found, three categories: training values, relationship
between teaching practice and documents in building values and teaching
methodologies and in building values in kindergarten. Regarding the formation of
values all teachers develop values based on their beliefs and life experience, only one
teacher mentions the school documents as source of guidance for working with values.
Most teachers use appropriate methods for the age group comprising early childhood
education, however the values are not provided for, the teachers only work if situations arise that need. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Formação de valores | por |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Formation of values | eng |
dc.title | A construção de valores: análise da prática pedagógica dos professores de educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tratou do tema: a construção de valores na Educação
Infantil. Teve como objetivo verificar os valores presentes na prática pedagógica dos
professores da Educação Infantil, e a relação entre esses valores e os valores definidos
pelos documentos escolares e legislação educacional. Esse estudo surgiu a partir de
questionamentos sobre o papel da escola na formação de valores desde os primeiros
anos de vida da criança. Os questionamentos incidiram em analisar quais valores as
professoras constroem em sala de aula com seus alunos e compará-los com os valores
que estão presentes nos documentos que norteiam o trabalho educacional. Para tanto,
buscou-se no âmbito qualitativo e descritivo interpretativo o método para construir a
investigação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionário,
observações e análise de documentos. A análise e discussão dos dados foram realizadas
através da triangulação dos resultados. Foram encontradas três categorias: formação de
valores, relação entre a prática pedagógica e os documentos na construção de valores e
metodologias e ensino na construção de valores na Educação Infantil. Quanto à
formação de valores todas as professoras os desenvolvem baseados em suas crenças e
experiência de vida, apenas uma professora cita os documentos da escola como fonte de
orientação para o trabalho com valores. A maioria das professoras utiliza métodos
adequados para a faixa etária que compreende a Educação Infantil, entretanto
evidenciou-se que os valores não são previstos, as professoras apenas os trabalham se
surgem situações que necessitem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |