Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKatzer, Juliana Izabel
dc.creatorCanci, Tânia
dc.date.accessioned2019-12-31T13:59:07Z
dc.date.available2019-12-31T13:59:07Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19246
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work deals with the theme: the building values in kindergarten. Aimed to verify the values in pedagogical practices of teachers of early childhood education, and the relationship between these values and the values set by the school documents and educational legislation. This study arose from questions about the role of schools in shaping values from the early years of a child's life. The questions focused on analyzing which teachers build values in the classroom with their students and compare them with the values that are present in the documents that guide the educational work. Therefore, we sought to qualitatively scope and interpretive descriptive method to build the research. Were used as data collection instruments: questionnaire, observations and document analysis. The analysis and discussion of the data was performed using the triangulation of results. Were found, three categories: training values, relationship between teaching practice and documents in building values and teaching methodologies and in building values in kindergarten. Regarding the formation of values all teachers develop values based on their beliefs and life experience, only one teacher mentions the school documents as source of guidance for working with values. Most teachers use appropriate methods for the age group comprising early childhood education, however the values are not provided for, the teachers only work if situations arise that need.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação de valorespor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectFormation of valueseng
dc.titleA construção de valores: análise da prática pedagógica dos professores de educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tratou do tema: a construção de valores na Educação Infantil. Teve como objetivo verificar os valores presentes na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, e a relação entre esses valores e os valores definidos pelos documentos escolares e legislação educacional. Esse estudo surgiu a partir de questionamentos sobre o papel da escola na formação de valores desde os primeiros anos de vida da criança. Os questionamentos incidiram em analisar quais valores as professoras constroem em sala de aula com seus alunos e compará-los com os valores que estão presentes nos documentos que norteiam o trabalho educacional. Para tanto, buscou-se no âmbito qualitativo e descritivo interpretativo o método para construir a investigação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionário, observações e análise de documentos. A análise e discussão dos dados foram realizadas através da triangulação dos resultados. Foram encontradas três categorias: formação de valores, relação entre a prática pedagógica e os documentos na construção de valores e metodologias e ensino na construção de valores na Educação Infantil. Quanto à formação de valores todas as professoras os desenvolvem baseados em suas crenças e experiência de vida, apenas uma professora cita os documentos da escola como fonte de orientação para o trabalho com valores. A maioria das professoras utiliza métodos adequados para a faixa etária que compreende a Educação Infantil, entretanto evidenciou-se que os valores não são previstos, as professoras apenas os trabalham se surgem situações que necessitem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto