A construção de valores: análise da prática pedagógica dos professores de educação infantil
Resumo
O presente trabalho tratou do tema: a construção de valores na Educação
Infantil. Teve como objetivo verificar os valores presentes na prática pedagógica dos
professores da Educação Infantil, e a relação entre esses valores e os valores definidos
pelos documentos escolares e legislação educacional. Esse estudo surgiu a partir de
questionamentos sobre o papel da escola na formação de valores desde os primeiros
anos de vida da criança. Os questionamentos incidiram em analisar quais valores as
professoras constroem em sala de aula com seus alunos e compará-los com os valores
que estão presentes nos documentos que norteiam o trabalho educacional. Para tanto,
buscou-se no âmbito qualitativo e descritivo interpretativo o método para construir a
investigação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionário,
observações e análise de documentos. A análise e discussão dos dados foram realizadas
através da triangulação dos resultados. Foram encontradas três categorias: formação de
valores, relação entre a prática pedagógica e os documentos na construção de valores e
metodologias e ensino na construção de valores na Educação Infantil. Quanto à
formação de valores todas as professoras os desenvolvem baseados em suas crenças e
experiência de vida, apenas uma professora cita os documentos da escola como fonte de
orientação para o trabalho com valores. A maioria das professoras utiliza métodos
adequados para a faixa etária que compreende a Educação Infantil, entretanto
evidenciou-se que os valores não são previstos, as professoras apenas os trabalham se
surgem situações que necessitem.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: