Show simple item record

dc.contributor.advisorIlha, Phillip Vilanova
dc.creatorFagundes, Cristiane Carine
dc.date.accessioned2020-01-03T16:12:02Z
dc.date.available2020-01-03T16:12:02Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19266
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractPlaying is part of children’s life and it is a prime way of learning because it allows broad development in many different aspects and also the acquisition of new knowledge. Based on that, this study has the objective of analyze how playing is being offered in physical education classes in the first years of elementary school. The sample was not selected randomly and was composed by 12 physical education teachers, who teach from 1st to 4th grade in Elementary School in the Municipal School system in Canudos neighborhood in the city of Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. A questionnaire was used with nine opened and closed questions as a way of getting data to be analyzed. Through it, it was observed that most teachers have been working for up to 5 years in the related grades. All of them work with playing in their classes, and except for one teacher, they consider it important to develop child’s play during physical education classes. The results showed that most teachers develop child’s play related to free activities. Considering the results, it can be said that teachers have showed knowledge about playing and demonstrated knowing important aspects for the development of the children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.titleO papel do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental nas aulas de educação físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO brincar faz parte da vida das crianças e é um meio primordial de aprendizagens, pois possibilita um repertório de desenvolvimento em vários aspectos, além da aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, este estudo teve como objetivo verificar como o brincar está sendo contemplado nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. A amostra foi selecionada de forma não aleatória, sendo constituída por 12 professores que lecionam aulas de Educação Física no primeiro ao quarto anos do ensino fundamental, da rede pública municipal do bairro Canudos da cidade de Novo Hamburgo, RS. Utilizou-se de questionário com nove questões abertas e fechadas como instrumento de recolha dos dados e da análise de conteúdo para analisar os dados. Através desses, observou que a maioria dos sujeitos têm até 5 anos de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. Todos os professores trabalham o brincar em suas aulas e, com exceção de um professor, consideram importante desenvolver brincadeiras durante as aulas de Educação Física. Os resultados revelaram que a maioria dos professores desenvolvem brincadeiras relacionadas a atividades livres. Considerando-se os resultados pode-se dizer que os professores demonstraram ter conhecimento sobre o brincar, demonstrando conhecer aspectos importantes para o desenvolvimento das crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.