O papel do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental nas aulas de educação física
Resumo
O brincar faz parte da vida das crianças e é um meio primordial de aprendizagens, pois possibilita um repertório de desenvolvimento em vários aspectos, além da aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, este estudo teve como objetivo verificar como o brincar está sendo contemplado nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. A amostra foi selecionada de forma não aleatória, sendo constituída por 12 professores que lecionam aulas de Educação Física no primeiro ao quarto anos do ensino fundamental, da rede pública municipal do bairro Canudos da cidade de Novo Hamburgo, RS. Utilizou-se de questionário com nove questões abertas e fechadas como instrumento de recolha dos dados e da análise de conteúdo para analisar os dados. Através desses, observou que a maioria dos sujeitos têm até 5 anos de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. Todos os professores trabalham o brincar em suas aulas e, com exceção de um professor, consideram importante desenvolver brincadeiras durante as aulas de Educação Física. Os resultados revelaram que a maioria dos professores desenvolvem brincadeiras relacionadas a atividades livres. Considerando-se os resultados pode-se dizer que os professores demonstraram ter conhecimento sobre o brincar, demonstrando conhecer aspectos importantes para o desenvolvimento das crianças.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: