Importância da educação física na educação infantil na visão dos pedagogos
Visualizar/ Abrir
Data
2015-02-21Autor
Santos, Luis Gustavo Ramos dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta a pesquisa realizada com pedagogos atuantes na Educação Infantil, no ensino público do município de Ivoti/RS. O objetivo principal foi identificar a visão dos pedagogos a respeito da importância da Educação Física estar presente na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como sendo de caráter qualitativo, exploratório com estudo de caso. O instrumento utilizado foi um questionário com oito perguntas abertas e mistas, sendo que em sua parte fechada, eram predominantemente dicotômicas. Foi percebido que existe um consciente coletivo que “aprova” a presença de mais este profissional no ambiente da Educação Infantil, porém, assim como existe o reconhecimento, ainda não há um conceito claro que corresponda à ação desta disciplina no contexto pesquisado, uma vez que se percebeu um julgamento equivocado em alguns momentos, levando a crer que os sujeitos da pesquisa entendem a Educação Física na Educação Infantil, muitas vezes, como mera reprodução de movimentos estereotipados, semelhante ao que ocorre no processo adotado por escolinhas desportivas. Faz-se então necessário um trabalho de constante reafirmação da importância desta disciplina, assim como muitas outras, no contexto das escolas infantis e a elaboração, ou o esclarecimento da sua real função neste espaço.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: