dc.contributor.advisor | Quadros, Cláudia Terezinha | |
dc.creator | Santos, Luis Gustavo Ramos dos | |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T11:02:39Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T11:02:39Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19268 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Pedagogos | por |
dc.title | Importância da educação física na educação infantil na visão dos pedagogos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a pesquisa realizada com pedagogos atuantes na Educação Infantil, no ensino público do município de Ivoti/RS. O objetivo principal foi identificar a visão dos pedagogos a respeito da importância da Educação Física estar presente na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como sendo de caráter qualitativo, exploratório com estudo de caso. O instrumento utilizado foi um questionário com oito perguntas abertas e mistas, sendo que em sua parte fechada, eram predominantemente dicotômicas. Foi percebido que existe um consciente coletivo que “aprova” a presença de mais este profissional no ambiente da Educação Infantil, porém, assim como existe o reconhecimento, ainda não há um conceito claro que corresponda à ação desta disciplina no contexto pesquisado, uma vez que se percebeu um julgamento equivocado em alguns momentos, levando a crer que os sujeitos da pesquisa entendem a Educação Física na Educação Infantil, muitas vezes, como mera reprodução de movimentos estereotipados, semelhante ao que ocorre no processo adotado por escolinhas desportivas. Faz-se então necessário um trabalho de constante reafirmação da importância desta disciplina, assim como muitas outras, no contexto das escolas infantis e a elaboração, ou o esclarecimento da sua real função neste espaço. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |