Show simple item record

dc.contributor.advisorLima, Frederico Diniz
dc.creatorSantos, Gustavo José dos
dc.date.accessioned2020-01-06T11:45:16Z
dc.date.available2020-01-06T11:45:16Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19270
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThere are many benefits of dance for individuals, both psychological as cognitive and motor, but the school dance is basically used in festive events. Dance is content of Physical Education and is included in the content block of National Curriculum Standards of Physical Education, however few professionals feel prepared to use it in their classes. The objective is through this study highlight some aspects concerning the teaching of dance by physical education teachers who work in the early years of elementary school, trying to identify their conceptions, their pedagogical guidelines and practices in relation to dance. For such purposes were achieved a qualitative research was conducted, and involved six physical education teachers who teach in the early years of elementary school, and four schools of the Municipal Education Sapiranga/RS. The results show that the majority of teachers surveyed do not develop the dance content, nor are pedagogical guidance on the same, but against starting, consider dance an important element in the training of school. It is evident, therefore, the need for new and better proposals for teaching this content in Physical Education in the early years of elementary school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDançapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleA dança nas aulas de educação física dos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoSão muitos os benefícios da dança para os indivíduos, tanto psicológicos quanto cognitivos e motores, porém a dança na escola é basicamente utilizada em eventos festivos. A dança é conteúdo da Educação Física e está incluída no bloco de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, entretanto poucos profissionais da área se sentem preparados para utilizá-la em suas aulas. Objetivou-se através do presente estudo evidenciar alguns aspectos concernentes ao ensino da dança pelos professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando identificar suas concepções, suas orientações pedagógicas e suas práticas em relação a dança. Para que tais propósitos fossem alcançados, uma pesquisa de cunho qualitativo foi realizada, e envolveu seis professores de Educação Física que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Sapiranga/RS. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos professores pesquisados não desenvolve o conteúdo dança, como também não encontram orientações pedagógicas sobre a mesma, mas, em contra partida, consideram a dança um elemento importante para a formação dos escolares. Evidencia-se, assim, a necessidade de novas e melhores propostas para o ensino desse conteúdo nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.