A dança nas aulas de educação física dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumen
São muitos os benefícios da dança para os indivíduos, tanto psicológicos quanto cognitivos e motores, porém a dança na escola é basicamente utilizada em eventos festivos. A dança é conteúdo da Educação Física e está incluída no bloco de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, entretanto poucos profissionais da área se sentem preparados para utilizá-la em suas aulas. Objetivou-se através do presente estudo evidenciar alguns aspectos concernentes ao ensino da dança pelos professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando identificar suas concepções, suas orientações pedagógicas e suas práticas em relação a dança. Para que tais propósitos fossem alcançados, uma pesquisa de cunho qualitativo foi realizada, e envolveu seis professores de Educação Física que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Sapiranga/RS. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos professores pesquisados não desenvolve o conteúdo dança, como também não encontram orientações pedagógicas sobre a mesma, mas, em contra partida, consideram a dança um elemento importante para a formação dos escolares. Evidencia-se, assim, a necessidade de novas e melhores propostas para o ensino desse conteúdo nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: