Processo educativo: em busca de um novo fazer
Resumo
A partir da perspectiva teórica, o presente trabalho vem oferecer uma reflexão
sobre a reforma da educação no âmbito da reforma do Estado. Isto para
compreendermos a atual agenda política educacional e conseqüentemente o
processo, no qual a formação de professores ganha centralidade por sua dimensão
estratégica para elevar os padrões de qualidade da educação, bem como o papel e
a função da escola na constituição dos educandos como sujeitos transformadores de
sua realidade, além de ressaltar a importância que os educadores assumem como
desencadeadores do desejo de aprender. A escola passa ser apresentada como
instituição social responsável pelo desenvolvimento de processos de
democratização do ensino, ou seja, uma educação de qualidade que todos podem
ter acesso. Ao analisar a função social da escola, encontraremos considerações
sobre as inúmeras mudanças socioculturais ocorridas ao longo dos últimos anos em
nossa sociedade. Constatou-se que, através dessas mudanças, passa-se A
entender a complexidade dessa instituição, na qual deixa de ser reprodutora de
saberes para assumir o compromisso voltado a uma educação comprometida com
as mudanças sociais; nas quais encontraremos sujeitos reflexivos, com condições
reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus direitos e
deveres.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]