A gestão escolar na educação infantil: em foco a dimensão pedagógica com crianças de zero a três anos
Abstract
O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional possui como temática central a gestão escolar na Educação Infantil, com ênfase nos aspectos referente à dimensão pedagógica com crianças de zero a três anos. Tem como foco de pesquisa a ação pedagógica, as políticas públicas e a avaliação para este público alvo. Apresenta como objetivo analisar à gestão escolar na Educação Infantil, com crianças de zero a três anos, em duas escolas públicas do município de Santa Maria/RS, considerando as ações pedagógicas e as políticas públicas propostas para esta etapa da Educação Básica. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo inicialmente pautou-se em uma pesquisa do estado do conhecimento, nas publicações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nas Revistas da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Posteriormente, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, embasada na análise documental. A produção de dados realizou-se por meio de estudos documentais sobre as políticas públicas que evidenciam e orientam a organização da ação pedagógica desenvolvida com crianças de zero a três anos. E nos dados estatísticos educacionais, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no que concerne ao Censo Escolar referente à Educação Infantil. Também foram aplicados questionários com professores de Educação Infantil que desenvolvem ações pedagógicas com crianças de zero a três anos. Para fundamentar este estudo, utilizaram-se como referencial teórico os seguintes autores: Bujes (2001), Didonet (2001), Godoi (2010), Heidemann (2014), Hoffmann (2014), Kuhlmann (1998), Sanches (2003), Tonucci (2008), Zabalza (2007), entre outros. A partir desta pesquisa percebeu-se que as ações pedagógicas realizadas na Educação Infantil, com crianças de zero a três anos, necessitam serem planejadas com princípios metodológicos e objetivos educacionais. Deste modo, o processo de gestão das ações pedagógicas, segue orientações das políticas públicas que norteiam a organização e os objetivos para essa etapa da Educação Básica auxiliando, assim, neste processo, para que a primeira etapa da Educação Básica seja significativa na vida da criança e permeada pela ludicidade, visando sempre o cuidar e o educar.
Collections
- Gestão Educacional [294]
The following license files are associated with this item: