Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoos, Liane Teresinha Wendling
dc.creatorSerrano, Daniele Gularte
dc.date.accessioned2020-01-07T13:22:02Z
dc.date.available2020-01-07T13:22:02Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19304
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is the result of research activities in the classroom with high school students, to make them critical citizens. The main objective of this research was to analyze and understand the attitude of students towards the financial problems currently experienced in our society, given that from the moment you understand a situation can make decisions. The study of mathematics Basic Financial is of fundamental importance for the formation of the student to the perception of everyday situations as we live pervaded by interest, discounts, financing, loans and negotiations and very often you see the difficulty of the general people to rate advantages and disadvantages in these situations. The subjects were students in a class of 2nd year of the High School at the Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho, Alvorada / RS. After analyzing the results, we can point out the lack of knowledge of students on interest rates charged by the various operators of credit cards, in vehicle financing, of own home, shopping in commerce and payment of taxes levied on basic bills such as electricity, sanitation and telephone. Therefore, They received orientation to be more critical consumers to act consciously in everyday situations involving knowledge of Financial Mathematics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectCidadãos críticospor
dc.subjectSituações cotidianaspor
dc.subjectFinancial mathematicseng
dc.subjectCritical citizenseng
dc.subjectDaily situationseng
dc.titleDesenvolvimento do senso crítico de alunos do ensino médio a partir da resolução de problemas envolvendo educação financeirapor
dc.title.alternativeFinancial education: application and construction in critical situations problems in everydayeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de atividades de pesquisa desenvolvidas, em sala de aula, com alunos de Ensino Médio, visando torná-los cidadãos críticos. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar e compreender a atitude dos alunos perante os problemas financeiros vivenciados atualmente em nossa sociedade, tendo em vista que, a partir do momento em que se compreende uma situação, é possível tomar decisões. O estudo da Matemática Financeira Básica é de fundamental importância para a formação do aluno através da percepção de situações cotidianas, pois vivemos permeados por juros, descontos, financiamentos, empréstimos e negociações; e com muita frequência percebe-se a dificuldade das pessoas, de modo geral em avaliar vantagens e desvantagens nessas situações. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho de Alvorada/RS. Após a análise dos resultados pode-se salientar a falta de conhecimento dos alunos sobre taxas de juros cobrados pelas diversas operadoras de cartões de crédito, em financiamentos de veículos, da casa própria, de compras no comércio e do pagamento dos impostos cobrados nas faturas de concessões básicas tais como: energia elétrica, saneamento e telefonia. Diante disso, buscou-se orientá-los a serem consumidores mais críticos, afim de atuarem de forma consciente em situações cotidianas que envolvem conhecimentos sobre Matemática Financeira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto