Desenvolvimento do senso crítico de alunos do ensino médio a partir da resolução de problemas envolvendo educação financeira
Resumo
Este trabalho é resultado de atividades de pesquisa desenvolvidas, em sala de aula, com alunos de Ensino Médio, visando torná-los cidadãos críticos. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar e compreender a atitude dos alunos perante os problemas financeiros vivenciados atualmente em nossa sociedade, tendo em vista que, a partir do momento em que se compreende uma situação, é possível tomar decisões. O estudo da Matemática Financeira Básica é de fundamental importância para a formação do aluno através da percepção de situações cotidianas, pois vivemos permeados por juros, descontos, financiamentos, empréstimos e negociações; e com muita frequência percebe-se a dificuldade das pessoas, de modo geral em avaliar vantagens e desvantagens nessas situações. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho de Alvorada/RS. Após a análise dos resultados pode-se salientar a falta de conhecimento dos alunos sobre taxas de juros cobrados pelas diversas operadoras de cartões de crédito, em financiamentos de veículos, da casa própria, de compras no comércio e do pagamento dos impostos cobrados nas faturas de concessões básicas tais como: energia elétrica, saneamento e telefonia. Diante disso, buscou-se orientá-los a serem consumidores mais críticos, afim de atuarem de forma consciente em situações cotidianas que envolvem conhecimentos sobre Matemática Financeira.
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