Arte computacional: preservação e arquivamento na contemporaneidade
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2019-03-27Metadatos
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Este trabalho trata de um estudo da preservação da arte computacional no contexto
contemporâneo e de alguns procedimentos utilizados para manter a memória
artística e cultural. Foram abordadas cinco instituições museais para pesquisa, com
um exemplo de obra preservada, a saber: Itaú Cultural, de São Paulo (Brasil), com a
obra Desertesejo (2000) de Gilbertto Prado; MoMA de Nova porque (EUA), com a
obra Pac Man (1980) de Toru Iwatani; ZKM, de Karlsruhe (Alemanha), com a obra
The Legible City (1989-1991) de Jeffrey Shaw; Fundação Solomon R. Guggenheim,
de Nova Iorque (EUA), com a obra TV Garden (1974/2000) de Nam June Park; e o
Reina Sofía, de Madri (Espanha), com a obra 6 TV Dé-Coll/age (1963) de Wolf
Vostell. Para o estudo de caso, foi escolhida a webart/instalação Desertesejo (2000),
que foi desenvolvida no Programa Novos Rumos Novas Mídias do Itaú Cultural, em
São Paulo. São analisadas questões que dificultam a criação de parâmetros para a
preservação e o arquivamento das obras, como a variedade de linguagens artísticas,
dispositivos, suportes, materiais, processos analógicos ou digitais, diferentes
aparatos tecnológicos utilizados, além de terminologias específicas para classificar
estes projetos. A dissertação suscita discussões relativas à preservação de obras de
arte contemporânea que utilizam linguagens computacionais na sua instauração,
ressaltando a participação dos diversos agentes envolvidos neste trabalho,
contribuindo para manter a memória artística da sociedade contemporânea.
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