Os processos de planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo
Resumen
Essa pesquisa tem a intencão de pesquisar, por meio da abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, os processos da construção do planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Nesse trabalho, a coleta de dados foi feita por meio de pesquisas documentais e entrevistas semi-estruturadas com sujeitos integrantes da Unidade. Dessa forma, a pesquisa traz três eixos norteadores para a análise: como é feito o processo de construção e de troca, entre a equipe gestora e professores, durante o planejamento; quais as considerações que a equipe gestora atribuiu e quais as concepções acerca do planejamento para a equipe gestora da unidade. Por fim, trago algumas considerações construídas a partir dessa pesquisa, as quais apresentam reflexões acerca de como acontece o processo de construção do planejamento pedagógico na Unidade. Apresento, ainda, algumas considerações pertinentes para que haja um novo ciclo de mudança no processo de construção do planejamento pedagógico como também alguns aspectos significativos sobre planejamento e Gestão Escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: