O reencantamento do aluno pela escola: o papel do gestor escolar e das relações afetivas nesse processo
Resumen
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que buscou discutir os motivos que levam as crianças e os adolescentes, inicialmente encantados com a escola a perderem esse encantamento e, se o gestor escolar pode fazer algo para minimizar esse problema. Na tentativa de responder ao problema de pesquisa traçamos, entre outros, como objetivo geral: analisar até que ponto as relações afetivas podem contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem e do fracasso escolar levando aos alunos a se reencantarem pela escola, bem como, o papel do gestor escolar nessa empreitada; O referido trabalho permitiu-nos detectar algumas causas que levam ao fracasso escolar, bem como, levantar elementos que permite fazer uma avaliação do que leva ao desencanto pela escola. Permitiu-nos, também, reconhecer a importância da afetividade e da autoestima no estabelecimento do vínculo afetivo e, como meio para facilitar aprendizagem, motivação, disciplina, autocontrole e, o bem estar do adolescente e da criança na escola. Pois, aluno com autoestima baixa dificilmente enfrentará os aspectos mais desfavoráveis do processo de aprendizagem. Quando há autoestima positiva se tornam mais ativos, fazem amizades, tem senso de humor, participam de discussões e projetos, lidam melhor com o erro, sentem orgulho por contribuir; são felizes, confiantes, alegres e criativos. Quando isso acontece amam a escola, e continuam a nutrir grande apreço por ela. O gestor tem papel fundamental ao incentivar ações que estimulem a superação fracasso escolar e, a elevar a autoestima dos educandos de forma a mantê-los encantados pela escola.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]