Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantarosa, Maria Cecília Pereira
dc.creatorSilva, Fabiana Gerusa Leindeker da
dc.date.accessioned2020-01-09T13:28:57Z
dc.date.available2020-01-09T13:28:57Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19340
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis course conclusion work presents a Complex Numbers of teaching proposal exploring its geometric properties and the use of polar coordinates based on the trigonometric form of this set. The proposed activities are explored in detail the rotation operations, contraction and expansion in the plan, provided by the multiplication operations and leveraging Complex Numbers. It also displays up a meeting with the regular polygons by root extraction of complex numbers and explores the calculation of the area of these polygons leading to generalization of a formula to find the area of a regular polygon of n sides generated from nth root of a complex number. These proposals have the aim of expanding the forms of display and discussion of Complex Numbers and are directed to high school math teacher who seeks new teaching strategies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleExplorando as propriedades geométricas no ensino dos números complexospor
dc.title.alternativeExploring the geometric properties in education of complex numberseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de ensino de Números Complexos explorando as suas propriedades geométricas e o uso de coordenadas polares com base na forma trigonométrica deste conjunto. Nas atividades propostas são exploradas com detalhe as operações de rotação, contração e dilatação no plano, proporcionadas pelas operações de multiplicação e potenciação de Números Complexos. Além disso, exibe-se um encontro com os polígonos regulares através da radiciação de números complexos e explora-se o cálculo da área destes polígonos levando a generalização de uma fórmula para o encontro da área de um polígono regular de lados gerado a partir da raiz enésima de um número complexo. Estas propostas tem o objetivo de ampliar as formas de exibição e discussão de Números Complexos e estão direcionadas ao professor de matemática do Ensino Médio que busque por novas estratégias de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto