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dc.contributor.advisorGünther, Maria Cecília Camargo
dc.creatorSoares, Ariéle de Carvalho
dc.date.accessioned2020-01-09T13:43:04Z
dc.date.available2020-01-09T13:43:04Z
dc.date.issued2016-02-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19341
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze and systematize the approaches of health and quality of life, in the state curricular documents for Physical Education on the Youth and Adults Education modality in Brazil. In order to achieve the objective, a research for electronic documents was carried out in the states of the federation, which contained guidelines and curriculum proposals for Physical Education in the Youth and Adults Education modality. Such analysis process demanded an identification of an achievable conception of health and quality of life that could guide the content in the documents found. Thereby, the research was thought to be conducted by an educational bias of health and quality of life, recognizing it as a content to be explored in Physical Education as a didactical pedagogical strategy to be worked in an educational context. This is a qualitative research of a document analysis that, used the technique of content analysis for interpreting the results, opting to seek the state proposals available in the electronic environment. From this study, the results found point that the documents analyzed aim to a specific curriculum for Youth and Adults Education, to understand the specificities of this modality. The proposals analyzed approach the health and quality of life and, in a general mode, such proposals present some alike conceptions, turning the body culture manifestations as a means for promotion of health and quality of life, getting closer to an instrumental view. It is believed that the study brings a significant contribution to the educational field, in respect to the future projects that will approach the themes cited before, what would benefit not only the Physical Education professionals but, all the academic class.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectHealtheng
dc.subjectYouth and adults educationeng
dc.subjectPhisical educationeng
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.titleSaúde e qualidade de vida e as propostas curriculares de educação física para a EJA no Brasilpor
dc.title.alternativeHealth and quality of life and the curricular proposals from physical education to Youth and Adults Education (EJA) in Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi analisar e sistematizar as abordagens saúde e qualidade de vida nos documentos curriculares estaduais para Educação Física na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Com a finalidade de atingir o objetivo citado, foi feita uma busca por documentos eletrônicos dos estados da federação que contivessem diretrizes ou propostas curriculares de EF para a modalidade Educação de jovens e Adultos. Tal processo de análise exigiu que fosse identificada uma possível concepção de saúde e qualidade de vida que orientasse o conteúdo dos documentos encontrados. Com isso, procurou-se conduzir esta pesquisa por um viés educacional da temática saúde e qualidade de vida reconhecendo como conteúdo a ser trabalhado na Educação Física como uma estratégia didática- pedagógica para se trabalhar no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de uma análise documental utilizando a técnica de análise de conteúdo para interpretação dos resultados, optando-se por buscar as propostas estaduais que estivessem disponíveis por meio eletrônico. A partir deste estudo os resultados encontrados sinalizam que os documentos analisados buscam um currículo especifico para a Educação de Jovens e Adultos, de modo a entender a especificidade da modalidade de ensino. As propostas analisadas abordam as temáticas saúde e qualidade de vida e, de modo geral apresentam concepções semelhantes, tornando as manifestações da cultura corporal como meio para promoção da saúde e da qualidade de vida, aproximando-se de uma visão instrumental. Acredita-se que, o estudo deixa uma significativa contribuição para a área escolar, no que diz respeito a futuros projetos que abordem as temáticas citadas anteriormente, beneficiando toda a classe acadêmica, e não somente os profissionais de Educação Física.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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