Saúde e qualidade de vida e as propostas curriculares de educação física para a EJA no Brasil
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar e sistematizar as abordagens saúde e qualidade de vida nos documentos curriculares estaduais para Educação Física na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Com a finalidade de atingir o objetivo citado, foi feita uma busca por documentos eletrônicos dos estados da federação que contivessem diretrizes ou propostas curriculares de EF para a modalidade Educação de jovens e Adultos. Tal processo de análise exigiu que fosse identificada uma possível concepção de saúde e qualidade de vida que orientasse o conteúdo dos documentos encontrados. Com isso, procurou-se conduzir esta pesquisa por um viés educacional da temática saúde e qualidade de vida reconhecendo como conteúdo a ser trabalhado na Educação Física como uma estratégia didática- pedagógica para se trabalhar no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de uma análise documental utilizando a técnica de análise de conteúdo para interpretação dos resultados, optando-se por buscar as propostas estaduais que estivessem disponíveis por meio eletrônico. A partir deste estudo os resultados encontrados sinalizam que os documentos analisados buscam um currículo especifico para a Educação de Jovens e Adultos, de modo a entender a especificidade da modalidade de ensino. As propostas analisadas abordam as temáticas saúde e qualidade de vida e, de modo geral apresentam concepções semelhantes, tornando as manifestações da cultura corporal como meio para promoção da saúde e da qualidade de vida, aproximando-se de uma visão instrumental. Acredita-se que, o estudo deixa uma significativa contribuição para a área escolar, no que diz respeito a futuros projetos que abordem as temáticas citadas anteriormente, beneficiando toda a classe acadêmica, e não somente os profissionais de Educação Física.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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