Futuros professores de matemática em aprendizagem para o ensino nos anos iniciais: contribuições de um espaço formativo
Abstract
A presente dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação
em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no
âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e tem como fenômeno
investigado a formação inicial do professor de matemática. O objetivo principal desta pesquisa é analisar
o movimento formativo de futuros professores de matemática, ao estudarem conteúdos dos anos iniciais;
de modo específico, o conteúdo das quatro operações básicas. Diante disso, buscou-se responder à
seguinte questão de pesquisa: quais aprendizagens ocorrem quando futuros professores de matemática
se colocam num movimento de estudar e refletir sobre a organização do ensino nos anos iniciais? Para
isso, foi utilizado o respaldo teórico e metodológico da Teoria Histórico Cultural (THC), mais
especificamente da Teoria da Atividade (TA) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), uma vez
que essas vertentes teóricas compreendem que o indivíduo aprende e se apropria de conhecimentos por
meio das diferentes inter-relações que estabelece ao longo da vida. Para contemplar o fenômeno de
investigação, foi constituído um espaço formativo intencionalmente organizado, ofertado a acadêmicos
do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio de
um curso de extensão intitulado “Conhecendo a Matemática ensinada nos anos iniciais”. As discussões
ocorridas, nesse espaço, centraram-se no ensino das quatro operações. Os encontros formativos
ocorreram, semanalmente, ao longo de todo o segundo semestre de 2018, totalizando 22 encontros e
contaram com a participação de 7 acadêmicos. Os dados oriundos deste estudo foram registrados por
meio de gravações em áudio e vídeo, sessões reflexivas, diário de campo, registro de atividades e um
relato escrito (inicial e final). Esses dados possibilitaram elencar episódios na perspectiva de Moura
(2004) que, ao serem sistematizados, resultaram em quatro unidades de análises (VIGOTSKY,1991)
sendo elas: a) Motivos e percepções iniciais: que buscou conhecer as necessidades que levam futuros
professores a procurar um espaço de formação; b) Conhecimentos para ensinar: que tinha a intenção de
entender a importância dos elementos que constituem o ato de ensinar; c) O movimento de aprendizagem
sobre a organização do ensino: que visava compreender como ocorre o processo de estudar, planejar e
implementar ações; d) O espaço formativo como promotor da mudança de qualidade: que tinha o intuito
de observar em que medida um espaço de formação pode contribuir para novas aprendizagens. A partir
dos dados analisados, concluiu-se que, quando um espaço formativo é intencionalmente organizado a
partir de ações que contemplem estudos, discussão, reflexão, organização do ensino e avaliação, ele
pode promover aprendizagens relacionadas a conhecimentos específicos e didáticos, à organização do
ensino e à docência.
Collections
The following license files are associated with this item: