Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorCorrea, Elma Cristina Takahashi
dc.date.accessioned2020-01-14T15:27:27Z
dc.date.available2020-01-14T15:27:27Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19363
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper aims understand the meaning that different segments of rural school of elementary education of the Santana do Livramento/RS city think on democratic management. The research is exploratory (YIN, 2015) proposed as a methodological procedure for qualitative approach and considering the proposal of YIN (2015). As framework this study is based in the ideas of authors like: Cury (2002), Paro (2006), Libaneo (2007). In order to get data were made interviews with eleven individuals from five differents segments that composes the teaching network of Santana do Livramento city. As results we observed the segments of researched school understand democratic management as a way to organize the school according to the points of views of all, because is a democracy. For them the democratic management everyone participate, work together sharing power and responsabilities in order to offer a good education. In conclusion we can say the public school which has a more democratic management promote the participation of school commnunity and overcome challenges showing that the collective work is the way to reach the aims of the school, so offering a quality teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConcepção de gestão democráticapor
dc.subjectAções democráticaspor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectDemocratic management conceptionseng
dc.subjectDemocratic actionseng
dc.titleOs desafios da gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeThe challenges of democratic school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral compreender a concepção que os diferentes segmentos de uma escola rural de educação básica do município de Santana do Livramento/RS têm de gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2015) e analisado também conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Cury (2002), Paro (2006), Libâneo (2007) e outros. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze sujeitos de cinco diferentes segmentos que fazem parte de uma escola da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Como resultado, observou-se que os segmentos da escola pesquisada compreendem a gestão democrática como uma maneira de organizar a escola de acordo com a opinião de todos, aceitando os diferentes pontos de vista, pois é uma democracia. Para eles, na gestão democrática, todos participam, trabalham juntos, partilhando poderes e responsabilidades com intuito de oferecer uma educação de qualidade. Desse modo, conclui-se que a escola pública que tem uma gestão mais democrática, promove a participação da comunidade escolar e supera desafios, demonstrando que o trabalho coletivo é o caminho para alcançar os objetivos da instituição e assim oferecer um ensino de qualidade para todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto