Os desafios da gestão escolar democrática
Fecha
2018-11-30Autor
Correa, Elma Cristina Takahashi
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Este trabalho tem como objetivo geral compreender a concepção que os diferentes segmentos de uma escola rural de educação básica do município de Santana do Livramento/RS têm de gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2015) e analisado também conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Cury (2002), Paro (2006), Libâneo (2007) e outros. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze sujeitos de cinco diferentes segmentos que fazem parte de uma escola da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Como resultado, observou-se que os segmentos da escola pesquisada compreendem a gestão democrática como uma maneira de organizar a escola de acordo com a opinião de todos, aceitando os diferentes pontos de vista, pois é uma democracia. Para eles, na gestão democrática, todos participam, trabalham juntos, partilhando poderes e responsabilidades com intuito de oferecer uma educação de qualidade. Desse modo, conclui-se que a escola pública que tem uma gestão mais democrática, promove a participação da comunidade escolar e supera desafios, demonstrando que o trabalho coletivo é o caminho para alcançar os objetivos da instituição e assim oferecer um ensino de qualidade para todos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [989]
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