A dialética nas fronteiras da convivência: o movimento dos sujeitos a partir de uma escola técnica industrial em direção ao mundo do trabalho
Resumo
Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa 2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas
(LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo Kairós – Grupo de
Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, ambos, da
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. A pesquisa objetivou a análise e a
compreensão do movimento e a inserção dos estudantes que realizaram os Cursos
Técnicos, nas Modalidades Integrada, Concomitante, Subsequente e Proeja, no
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria vinculado a UFSM e que, em sua maioria,
ingressaram no mercado-mundo do trabalho. Reconhecendo a dinâmica e a transição
ocorrida nos espaços geográficos e tempos históricos percorridos entre a Escola e a
Empresa, buscou-se configurar as reais necessidades dos sujeitos envolvidos, desde
o estágio até a experiência do mercado-mundo do trabalho. Partiu-se da proposição
de que a realização de um curso técnico, pode influenciar decisivamente na
configuração das fronteiras de convivência dos sujeitos, determinando as suas reais
condições de vida e enfrentamento com o mercado-mundo do trabalho, emprego e
empregabilidade. Compreender as fronteiras da convivência entre os sujeitos implica
conhecer concretamente a realidade, as formas socioculturais e relações próprias dos
e entre os grupos (e os sujeitos) com o qual se passa a coexistir e produzir (se produz)
a existência social; nesse espaço denso estão concatenados o trabalho, a educação,
os interesses do Estado e dos sujeitos, os desassossegos político-sociais, imposições
econômicas, posições filosóficas e ideológicas, em uma teia de pressupostos que
circundam historicamente essas fronteiras. Todas estas pretensões e possibilidades
estão imersas em um sistema capitalista que jamais deixa de estar ao lado da classe
dominante frente aos trabalhadores e operários. Nessa perspectiva, a pesquisa teve
como aporte teórico/metodológico a análise dialética, compreendida como
possibilidade crítica de análise dos fenômenos, com base no Materialismo Histórico.
A partir de categorias como a educação, o trabalho, a mediação, a práxis, a
historicidade e a contradição, realizou-se a análise nos discursos produzidos, através
dos questionários e das entrevistas com sessenta e cinco sujeitos. Importa explicitar
a realização do Grupo de Interlocução como outro potente espaço de debates e de
reconstituição dos embates no entorno das fronteiras da convivência e da dinâmica
existente entre a EPT e o mundo do trabalho. A EPT constitui-se no dizer dos sujeitos
como um espaço de produção de possibilidades de vida, de emancipação de jovens
e adultos, através do movimento de suas realidades vivenciadas e da transformação
de saberes. Os sujeitos confirmam a importância da Educação Profissional para o seu
ingresso e permanência no mundo do trabalho. Propõe-se que o investimento
realizado no âmbito da EPT, possibilite o acesso às diversas áreas de conhecimento,
que os cursos sejam integrados ao Ensino Médio, e que o trabalho pedagógico
propicie um sentido práxico de emancipação e de transformação da sociedade.
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