Práxis, educação popular e autogestão: sobre transbordamentos discursivos
Abstract
Este trabalho é uma pesquisa desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tal pesquisa é uma tentativa de releitura da educação popular e de autogestão com o objetivo de compreender o(s) discurso(s) produzido(s) acerca de educação popular e de autogestão no contexto do Coletivo Práxis de Educação Popular. O Práxis é um coletivo vinculado à UFSM que atua como movimento social de educação popular e é autogerido pelos seus componentes. Deste modo, buscou-se apresentar, mediante uma contextualização histórica, algumas noções de educação popular no Brasil; compreender as possíveis significações de autogestão em contexto educativo e suas relações com os discursos de educação popular e de gestão democrática; contextualizar o Coletivo Práxis de Educação Popular do município de Santa Maria/RS e produzir uma analítica a partir de conexões entre autogestão e educação popular no Coletivo Práxis, mediante a Análise Crítica de Discurso (ACD). Para tanto, foi realizada uma análise discursiva tanto em documentos como o Estatuto e o Projeto do Coletivo quanto nas práticas sócio-político-discursivas do coletivo, entendendo o discurso como uma prática construtiva de significação do mundo. Assim, o Coletivo Práxis se apresenta como uma produção discursiva hibridizada em que a educação popular e a autogestão são re/significadas frente a uma negociação/disputa discursiva democrática/neoliberal. Tal fato representa uma perspectiva de mudança social a partir do discurso, abarcando modos de transgressão, de cruzamento de fronteiras, tais como a reunião de convenções existentes em novas combinações.
Collections
- Gestão Educacional [292]
The following license files are associated with this item: