No ritmo do Passinho: deslocamentos midiáticos e estetização cotidiana do grupo Dream Team do Passinho
Abstract
O presente estudo visa compreender os deslocamentos midiáticos e as negociações realizadas pelo grupo Dream Team do Passinho – principal representação do movimento cultural-identitário o Passinho - para manter a visibilidade adquirida. Para isso, estabeleceu-se como questão problema: como o Dream Team do Passinho, originário de um movimento cultural-identitário denominado o Passinho, constitui e mantém sua visibilidade diante da facilitação dos processos de produção, dos novos canais de circulação e divulgação na esfera midiática? A fim de responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral investigar as articulações estratégicas apresentadas pelo grupo Dream Team do Passinho que culminam na ressignificação dos discursos sociais e nos processos de estetização cotidiana. E como objetivos específicos buscou-se: (1) mapear como ocorre a inserção do Dream Team do Passinho nas mídias digitais e sua respectiva presença na mídia de massa; (2) comparar o discurso do DTP nas mídias digitais, com os discursos construídos pela e/ou na mídia de massa; (3) analisar em que momento se dá a parceria de empresas de grande renome o grupo DTP e a influência no discurso apresentado pelo mesmo, redirecionado-o para o consumo; e (4) demarcar a atuação do grupo Dream Team do Passinho e as suas ações de negociação para a manutenção da visibilidade conquistada. Com vistas a dar conta dos questionamentos propostos na presente tese, tem-se como suporte teórico-metodológico a sociossemiótica (LANDOWSKI, 1992), combinada com dados obtidos através de softwares gratuitos de análise de dados digitais, mais especificamente o Gephi e Netlytic, que geram formas inteligíveis de visualizar um grande volume de dados. Utilizou-se também da observação encoberta não participante, na qual o pesquisador não participa do grupo investigado, logo os observados não sabem que estão sendo estudados (JOHNSON, 2010). Desse modo, diante das análises realizadas foi possível compreender que o Dream Team do Passinho possui uma capacidade indiscutível de criar redes, pois além de estabeleceram determinadas relações com atores sociais e midiáticos, os mesmos utilizam-se destas relações em momentos distintos, assim como obtém a colaboração desses atores em momentos estratégicos. Além disso, o grupo constitui e mantém suas redes sociais digitais como locais de intensa autoexpressão, no qual são recuperados fragmentos de participações televisuais, fazem uso de uma linguagem informal com o intuito de aproximar-se do cotidiano vivido nas vielas das favelas cariocas e assim, demarcar sua identidade. A autorreferencialidade corresponde a principal estratégia mantida pelo grupo mediante aos deslocamentos midiáticos iniciais e posterior deslocamentos discursivos entre as mídias digitais Facebook, YouTube, Instagram e Twitter.
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