A gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor
Resumen
O presente estudo surge com a intenção de ampliar as reflexões sobre a relação da gestão escolar e a valorização dos professores. Para tanto, partiu do seguinte questionamento: como uma gestão escolar democrática pode influenciar o reconhecimento e valorização do professor na escola pública? Como objetivo geral intencionou-se: investigar a influência de uma gestão democrática no reconhecimento e valorização do trabalho do professor e, como objetivos específicos procurou-se: aprofundar estudos sobre a gestão democrática no contexto escolar e analisar as maneiras pelas quais a equipe diretiva estabelece para que os professores, funcionários e pais sintam a importância da sua participação no crescimento da escola e deseus filhos.O estudo foi realizado a partir de referenciais da área como Libâneo, Oliveira e Toschi (2007) Lück (2009; 2011), entre outros, e contou com a participação de gestores de uma escola municipal de Santa Maria/RS, por meio de um questionário dirigido a equipe diretiva e as coordenadoras da Educação infantil e Anos Iniciais. Com esse estudo verificou-se como a equipe diretiva,no dia a dia da escola, consegue implementar uma gestão democrática no que diz respeito à valorização dos professores, ouvindo-os nas suas angústias no sentido do crescimento da aprendizagem dos alunos. Compreendeu-se que, ao trazer a comunidade ao redor para dentro da escola, especialmentenos eventos organizados em reuniões pedagógicas, valorizar as iniciativas dos professores e outras ações que auxiliam no desenvolvimento de uma educação de qualidade, os gestores demonstraram a sua compreensão sobre a importância de uma gestão escolar democrática e o seu reconhecimento ao trabalho dos professores.
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- Gestão Educacional [294]
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