Demandas e dilemas da prática como componente curricular na formação de professores de biologia
Abstract
As sucessivas mudanças na formação de professores no Brasil, em especial aquelas ocorridas nas últimas décadas, perpassaram o modelo “3+1”, chegando na proposição atual que vem sendo construída, a partir da Lei 9.394/96 (LDB), que envolve movimentos de reconfiguração curricular nos cursos de licenciatura. Cabe destaque para as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação de Professores, promulgadas no ano de 2002, e que compõem um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos a serem contemplados na organização institucional e curricular das instituições de ensino e aplicam-se a todas as etapas e modalidades da educação básica. Esta tese centra-se na Prática como Componente Curricular (PCC) e a qual tem como finalidade promover a articulação das diferentes atividades dentro de um curso de formação inicial, numa perspectiva interdisciplinar. Considerando a importância dessa Prática na formação de professores e a peculiaridade dos cursos de licenciatura em Biologia, temos como objetivos: (i) identificar e discutir a pluralidade na formação de professores de Biologia no país; (ii) identificar e discutir as diferentes visões sobre a formação de professores de biologia; (iii) identificar e discutir as diferentes visões sobre a PCC; e (iv) propor possíveis mudanças para os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, analisamos a matriz curricular de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, aplicamos questionários a egressos e professores de biologia da educação básica e entrevistamos formadores de professores de biologia. Para análise e tratamento dos dados coletados utilizamos a análise de conteúdo. A partir desta análise, percebemos que a maioria dos cursos está documentalmente em consonância com a legislação vigente; há uma predominância de disciplinas específicas da matéria de ensino em relação às disciplinas pedagógicas; a PCC é trabalhada de diferentes maneiras e em diferentes semestres dentro de cada curso. Em relação aos sujeitos, percebe-se uma preocupação na preparação dos futuros professores em sala de aula, pois fala-se da necessidade do conhecimento didático-pedagógico, aulas simuladas, discussões e observações de aulas. Ademais há um desconhecimento do que é a PCC, sendo confundida com o Estágio e práticas em laboratório. Acreditamos que é necessária uma renovação nos cursos no que diz respeito à preservação da característica própria do curso de licenciatura, e consideramos essencial que a formação de professores ocorra de maneira mais próxima à escola, para uma maior interação universidade-escola.
The following license files are associated with this item: