O aprender docente durante o estágio obrigatório no curso de Pedagogia
Resumen
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema ‘O Aprender Docente durante o Estágio Obrigatório
do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)’.
O objetivo do estudo é relatar as vivências e experiências docentes realizadas durante o período de
Estágio Obrigatório. Também é analisado os documentos que embasam as práticas dos estágios
obrigatórios no Curso de Licenciatura em Pedagogia, estágios esses realizados em duas escolas de Santa
Maria, uma da rede federal de ensino e a outra da rede municipal; realizar a investigação sobre a docência
durante o estágio obrigatório; relatar as docências realizadas durante o estágio da Educação Infantil e
dos Anos Iniciais. A metodologia de estudo tem como base a pesquisa qualitativa tendo como análise
de dados as referências descritivas realizadas através das observações e planejamentos na Educação
Infantil e nos Anos Iniciais. Os resultados de estudo indicam que as vivências e experiências nos estágios
obrigatórios possibilitam ver a atuação docente, as dificuldades e desafios que se apresentam em sala de
aula. Os registros realizados durantes e após as práticas são fundamentais para pensar em uma ação que
contribua para o processo de aprendizagens dos alunos, tanto na Educação Infantil e como nos Anos
Iniciais. Entender como o processo de aprendizagem acontece, buscando metodologias diferenciadas é
importante para que esse processo aconteça de forma significativa e satisfatória para os alunos. Os
alunos não são depósito de informações, mas se constituem ao longo das aprendizagens como seres que
pensam e interagem no meio em que estão inseridos em sociedade. Tendo como fator primordial os
estágio para minha constituição docente.