Mostrar registro simples

dc.creatorCeretta, Shani Carvalho
dc.date.accessioned2020-02-04T15:25:05Z
dc.date.available2020-02-04T15:25:05Z
dc.date.issued2019-07-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19480
dc.description.abstractThis study aims to understand and identify how the decision process is developed of a publishing company in the selection of publication of scientific, technical and professional books (CTPs) adopted by UFSM professors. There are several models of consumer decision-making available in the literature, such as the proposed by Nicosia in 1960 and more recently by McCarthy, Perreault and Quester in 1997, among others. However, due to the particularities, this research was based on Zeithaml and Bitner (2003) and Blackwell et al. (2011), as well as papers focusing on the decision-making process of Prado (2008) and Barcellos (2002). This work can be classified as a descriptive exploratory research, with a qualitative approach, carried out through semistructured interviews and examined through the content analysis technique. The subjects of the research were formed by the professors linked to the Federal University of Santa Maria, who have published at least one book as author or organizer of the work. Among the results obtained, it begins with the characterization of the 20 participating authors' personal and professional profiles, besides its publications; followed by the identification and systematization of the decision process adopted by UFSM teachers in choosing a publisher, through the search for information, evaluation of alternatives, consumption of services and post-consumer evaluation. Also, the decision strategies used by the participants to choose a publisher company were identified, evidencing, among other aspects, the low loyalty factor for decision in book publishing and that the choice based mainly on attributes, having a dependency relation of with the intention of the author with its book. Finally, improvements are proposed in the management practices of UFSM's Publishing Company (Editora UFSM) that acts in accordance with the demands of the authors, verified from the identified criteria.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcesso decisóriopor
dc.subjectPublicaçãopor
dc.subjectLivrospor
dc.subjectEditorapor
dc.subjectEditora UFSMpor
dc.subjectDecision makingeng
dc.subjectPublicationeng
dc.subjectBookseng
dc.subjectPublishing companyeng
dc.subjectUFSM publishing companyeng
dc.titleProcesso de decisão em publicação de livros: olhares sob a perspectiva dos docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)por
dc.title.alternativeDecision-making process in books publishing: viewpoints under the perspective of Federal University of Santa Maria (UFSM) teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo visa compreender e identificar como se desenvolve o processo de decisão na escolha de uma editora, para a publicação de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP), adotada pelos docentes da UFSM. Atualmente, há vários modelos de processo decisório voltados ao estudo do consumidor disponíveis na literatura, como o proposto por Nicósia em 1960, e, mais recentemente, por McCarthy, Perreault e Quester em 1997, entre outros. No entanto, devido a particularidades, esta pesquisa baseou-se em Zeithaml e Bitner (2003) e Blackwell et al. (2011), bem como em trabalhos voltados ao processo decisório de Prado (2008) e Barcellos (2002). Este trabalho pode ser classificado como uma pesquisa de natureza exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, realizada via entrevistas semiestruturadas e examinada via técnica de análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa são formados em parte por docentes vinculados à Universidade Federal de Santa Maria, que tenham publicado ao menos um livro como autor ou organizador de obra. Os resultados obtidos iniciam-se com a caracterização dos perfis pessoal, profissional e das publicações referentes aos 20 autores participantes, seguida pela identificação e sistematização do processo de decisão adotado pelos docentes da UFSM na escolha de uma editora, passando pela busca de informações, avaliação de alternativas, consumo dos serviços e avaliação pós-consumo. Ainda, foram identificadas as estratégias de decisão utilizadas para a determinação da editora empregada pelos participantes, evidenciando, entre outros aspectos, o baixo fator de lealdade para decisão em publicação de livros e que a escolha se delineia principalmente a partir dos atributos, possuindo relação de dependência com a intenção que o autor pretende para o livro. Por fim, são propostas melhorias nas práticas de gestão da Editora UFSM que atuem em consonância com as demandas dos autores, verificadas a partir dos critérios identificados.por
dc.contributor.advisor1Coronel, Daniel Arruda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265604274170933por
dc.contributor.referee1Alves, Daniela Alves de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3278661220922086por
dc.contributor.referee2Bender Filho, Reisoli
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794436610539367por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1030775646191471por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International